Minha lista de Blogs

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A educação transforma o mundo




Por Anaci Bispo Paim
A educação verdadeira é aquela que possibilita a formação dos homens com adequada ação na sociedade. Cidadãos competentes e éticos, verdadeiros homens do mundo, que tornam o ser humano original, singular e imprescindível, uma presença forte no mundo.
Presença que transforma, sonha, constata, cria, recria, compara, avalia, constroi, decide. E é no domínio da decisão que se instaura a necessidade da ética e se impõe a responsabilidade de construir o mundo.
Nesse contexto, o trabalho do professor não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para sua produção e construção. É orientar a aprendizagem e apontar caminhos, contribuindo para a escolha da verdade.
Para esta função, são necessárias conduta ética e orientação correta. Não é possível pensar os seres humanos longe da ética, pois estar longe da ética é uma transgressão.
Assim, transformar a experiência educativa em treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo - que é o seu caráter formador. Quando se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode se dar alheio à formação moral do educando. A conduta do educador contribui para formar uma sociedade melhor e mais feliz, bem como para uma educação de qualidade.
A competência técnico-cientifica é fundamental para o trabalho pedagógico, mas não é suficiente para operar a aprendizagem verdadeira. De nada adianta o discurso competente, se a ação pedagógica é impermeável a mudanças.
A partir da educação é possível transformar o mundo, criar novas realidades, construir novas verdades, olhar para o objetivo e não para os obstáculos.
* Anaci Bispo Paim é presidente da Academia de Educação de Feira de Santana, membro efetivo do Instituto Geográfico Histórico da Bahia e diretora do Farol do Conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário