Minha lista de Blogs

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

  •  Os sete saberes necessáriosà Educação do Futuro
  • 2. Os sete saberes necessáriosà Educação do FuturoMorin (2004) apresenta idéias que podemcontribuir para o educador redefinir a suaposição nas instituições de ensino nasrelações com os estudantes, o currículo,as disciplinas e a avaliação.
  • 3. Sete são os saberesque precisam ser ensinados...1. Considerar erros e ilusões constantes nas concepções;2. Construir o conhecimento pertinente;3. Reaprender a nossa própria condição humana;4. Reconhecer nossa identidade terrena;5. Enfrentar as incertezas constantes no conhecimento científico;6. Ensinar a compreensão por meio do diálogo e do entendimento;7. Discutir e exercitar a ética.
  • 4. O erro e a ilusão...A ciência se acostumou a afastar o erro de suasconcepções, contudo é preciso considerar oerro e a ilusão constantes nas concepções paraque o conhecimento avance.
  • 5. O erro e a ilusão...Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão.[...]A educação deve mostrar que não há conhecimento quenão esteja, em algum grau, ameaçado pelo erro e pelailusão.[...]O conhecimento não é um espelho das coisas ou do mundoexterno. Todas as percepções são ao mesmo tempo,traduções e reconstruções cerebrais com base emestímulos ou sinais captados e codificados pelos sentidos. (MORIN, 2004, p.19-20)
  • 6. O erro e a ilusão...[...]O desenvolvimento do conhecimento científico é poderosomeio de detecção dos erros e de luta contra as ilusões.Entretanto, os paradigmas que controlam a ciência podemdesenvolver ilusões, e nenhuma teoria científica está imunepara sempre contra o erro. Além disso o conhecimentocientífico não pode tratar sozinho dos problemasepistemológicos, filosóficos e éticos. (MORIN, 2004, p.19-20)
  • 7. Conhecimento pertinenteMorin (2004) defende que não é preciso aniquilar aidéia da disciplina, mas rearticular a idéia dadisciplina em outros contextos.
  • 8. Conhecimento pertinentePara que o conhecimento seja pertinente aeducação deve tornar o contexto, o global, omultidimensional e o complexo evidentes.Há ciências que já praticam o conhecimentopertinente, como a Ecologia que junta áreasvariadas do conhecimento.Portanto, o conhecimento pertinente é uma idéiacontra a fragmentação.
  • 9. Condição humanaPrecisamos aprender que temosmultidimensionalidades, além de seres culturaissomos, também, naturais, físicos, psíquicos, míticose imaginários.É necessário reconhecer a nossa própria condiçãohumana de dualidade, expressa na idéia desapiensdemens.
  • 10. Condição humanaConhecer o humano é situá-lo no universo [...].Devemos reconhecer nosso duplo enraizamento nocosmos físico e na esfera viva e, ao mesmo tempo,nosso desenraizamento propriamente humano.Estamos simultaneamente dentro e fora danatureza. (MORIN, 2004, p.47-48)
  • 11. Condição humana[...]Somos originários do cosmos, da natureza, da vida,mas, devido à própria humanidade, à nossa cultura,à nossa mente, à nossa consciência, tornamo-nosestranhos a este cosmos, que nos parecesecretamente íntimo.[...]O humano é um ser a um só tempo plenamentebiológico e plenamente cultural, que traz em si aunidualidade originária. (MORIN, 2004, p.51-52)
  • 12. Condição humana[...] O homem somente se realiza plenamente comoser humano pela cultura e na cultura. Não há culturasem cérebro humano (aparelho biológico dotado decompetências para agir, perceber, saber, aprender),mas não há mente (mind), isto é, capacidade deconsciência e pensamento, sem cultura. (MORIN, 2004, p.52)
  • 13. Condição humanaO ser humano é a um só tempo físico, biológico,psíquico, cultural, social e histórico. Esta unidadecomplexa da natureza humana é totalmentedesintegrada na educação por meio das disciplinas,tendo se tornado impossível aprender o que significaser humano. É preciso restaurá-la, de modo quecada um, onde quer que se encontre, tomeconhecimento e consciência, ao mesmo tempo desua identidade complexa e de sua identidadecomum a todos os outros seres humanos. (MORIN, 2004, p.15)
  • 14. Identidade terrenaA Terra é a nossa pátria. A idéia da identidadeterrena está ligada a idéia da sustentabilidade.Precisamos ensinar que a Terra é um pequenoplaneta que precisa ser sustentado a qualquercusto.
  • 15. Identidade terrenaConstruir um planeta sustentável significa construirum planeta viável para as futuras gerações. Se nósnão conseguirmos manter um planeta sustentável oplaneta pode apresentar sinais de irritabilidade,como já é possível constatar.
  • 16. Enfrentar as incertezasA ciência cartesiana construiu a idéia de que tudoque é científico pertence ao reino da certeza.
  • 17. Enfrentar as incertezasEm 1927 Werner Heisenberg construiu o princípioda incerteza, ganhando um Prêmio Nobel. Oprincípio da incerteza afirma que um determinadoelemento atômico pode se comportarsimultaneamente como onda e partícula.Nós humanos, também somos partículas e ondas;somos partículas enquanto seres individualizados esomos ondas como seres portadores de muitasmultiplicidades.
  • 18. Enfrentar as incertezasTemos que ensinar o princípio da incerteza, no qualo conhecimento científico, nunca é um produtorabsoluto de certezas. Ao contrário, tudo aquilo quefoi criado pelo homem é crivado pela idéia daincerteza.A incerteza pode comandar o avanço do saber e dacultura. Esta idéia precisa ser incorporada no ensinoda física, da química, história, geografia, línguas,filosofia...
  • 19. Ensinar a compreensãoA compreensão deve ser o meio e o fim dacomunicação humana. A comunicação humana deveser voltada para a compreensão.Nossas instituições de ensino são caracterizadaspela incompreensão: disciplinas que brigam com asoutras, departamentos que não se entendem comou outros, áreas do conhecimento que não se falamcom as outras.
  • 20. Ensinar a compreensãoÉ preciso introduzir o ensino da compreensão nasunidades de ensino em qualquer nível que elasexerçam.A idéia da compreensão pode ser estendida aoplaneta que precisa de mais compreensão. O quecaracteriza hoje nosso planeta, enquanto terra pátriaé a incompreensão políticas, ideológicas,econômicas.
  • 21. Ética do gênero humanoA ética é uma palavra de entendimento complexo.Poderíamos resumir o significado da ética com aseguinte expressão: não desejar para os outros,aquilo que você não deseja para você.
  • 22. Ética do gênero humanoA antropoética é a ética do gênero humano. Oensino da antropoética precisa ser reintroduzido nasescolas.A antropoética está ancorada em três elementos: oindivíduo, a sociedade e a espécie.Precisamos construir uma antropoética para religarindivíduo, sociedade e espécie.
  • 23. O propósito dos Sete SaberesComo aplicar os sete saberes na reforma daeducação é um problema a ser discutido e decididocoletivamente nas instituições de ensino.Os sete saberes podem contribuir para juntar asdisciplinas. Na prática se propõe uma redefiniçãodos currículos que integrem os saberes e propiciema formação e a ações de um novo tipo de professor.
  • 24. O propósito dos Sete SaberesO pensamento complexo não é contra a disciplina,mas abre outros campos para a disciplina. Suaintrodução no ensino pode nos levar possivelmentepara rumos inovadores na construção doconhecimento.
  • 25. O propósito dos Sete Saberes1. Revisar currículos;2. Integrar as disciplinas e religar os saberes;3. Reorganizar o pensamento;4. Abrir outros campos de saberes;5. Recusar a separação entre razão e emoção, ciência e arte, ciência e mito;6. Estimular o diálogo entre diferentes, reconhecendo que pode haver relações de tensão entre opostos (singular e universal, local e global, sujeito e objeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário