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domingo, 22 de setembro de 2013

2. COMPETÊNCIAS
2.1 Educação Nacional
2.1.1 Relação Educação /Sociedade
a) Conhecer o Projeto Educacional da sociedade brasileira, que se
depreende dos princípios constitucionais e da legislação educacional.
b) Conhecer a função social da educação escolar e ser proficiente no uso da
língua portuguesa, oral e escrita, em todas as situações sociais e atividades
relevantes para o exercício profissional.
c) Compreender que à educação formal cabe promover o desenvolvimento
integral do educando, respondendo às demandas que a sociedade atual
coloca para a educação escolar.
d) Compreender criticamente a inclusão no projeto educacional brasileiro,
especialmente sua abertura às dimensões da diferença, da diversidade e do
multiculturalismo.
e) Conhecer os problemas e conflitos que afetam o convívio social (saúde,
segurança, dependência química, educação para o trânsito, pluralidade
cultural, ética, sustentabilidade ambiental, orientação sexual, trabalho e
consumo) e compreender como eles podem provocar preconceitos,
manifestações de violência e impactos sociais, políticos, econômicos,
ambientais e educacionais, reconhecendo a si mesmo como protagonista e
agente transformador no âmbito de sua atuação profissional.
f) Aprimorar a capacidade de: transformação, iniciativa, criatividade,
vontade de aprender e abertura às mudanças, e ter a consciência da
necessidade de uma educação de qualidade e das implicações éticas e
políticas do seu trabalho.
g) Compreender que vivemos em uma sociedade heterogênica e plural,
onde se deve respeitar e valorizar as diferenças.

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