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sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ANEXO A
I. EDUCADOR
1. PERFIL
O exercício profissional de educador requer formação geral
humanista/crítica, comprometida com a construção e ampliação de uma
sociedade mais justa, posicionada contra as desigualdades sociais e a
qualquer forma de opressão que garanta a todos as mesmas oportunidades
de desenvolvimento de suas potencialidades.
Exige, também, formação específica referenciada nas diversas áreas de
conhecimento e no seu papel político em contribuir na apropriação e
transformação da cultura. Pressupõe uma formação que habilite o educador
a interpretar e fazer conexões com vivências de cunho ambiental,
econômico, político, social, cultural e educacional; a dialogar sobre tais
vivências e a realizar ações que promovam a qualidade da escola, em
especial, que propiciem ensino e aprendizagem relevantes para uma
formação integral, que prepare o aluno para a atuação ética, sustentável e
transformadora na vida pessoal, social, política e no mundo do trabalho.
Exercício profissional dessa natureza implica ação/reflexão/ação, ou seja,
exige uma atitude reflexiva, fundada na realidade educacional e na pesquisa,
para a constituição de uma prática pedagógica emancipatória, referenciada
e pertinente à formação do aluno, à pratica educativa, ao meio em que atua
e à finalidade da educação. Em síntese, implica conhecimento dos elementos
sócio-históricos, políticos e culturais que interferem na construção da escola
que temos e desenvolvimento de processos políticos e educativos
direcionados à construção da escola que queremos: centrada no ensino
contextualizado, na transversalidade dos conteúdos escolares referenciados
no conhecimento da realidade, do projeto de educação nacional, do sistema
educativo, da escola como instituição, das diferentes tendências
pedagógicas, de ensino e de aprendizagem, de desenvolvimento humano,
em seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e socioculturais. Nessa
perspectiva, espera-se que o educador se expresse por meio de práticas queatendam às demandas da sociedade brasileira, do sistema de ensino e do
diálogo entre educadores nos diferentes níveis do sistema (entre educador e
aluno no âmbito da escola e entre educador e comunidade). A construção
desse profissional exige providências do sistema de ensino e atitude do
educador para assegurar o direito e o dever em relação à formação
continuada em serviço centrada na análise, reflexão e efetivação de ações
que respondam às demandas educacionais direcionadas à luta pela educação
como direito de todos. Pressupõe o desenvolvimento de competências e
habilidades que expressem a compreensão do educador a respeito da
relação entre a escola e a sociedade em geral, a comunidade local, a sua
função social e os espaços de atuação nos diferentes níveis do sistema de
ensino, federal, estadual, escola e sala de aula.

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