Minha lista de Blogs

sexta-feira, 4 de maio de 2012


Lula recebe título de Doutor Honoris Causa no Rio

RIO DE JANEIRO - Ex-presidente Lula dedicou o título que recebeu das universidades a todos os que contribuem para melhorar a qualidade da educação no Brasil...

Agência Brasil
foto: Roberto Stuckert Filho/ Presidência da RepúblicaLula Solenidade Causa Honoris
Solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve a presença da presidente Dilma Rousseff
RIO DE JANEIRO - A solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelas cincouniversidades públicas do Rio de Janeiro foi marcada nesta sexta-feira (4) por homenagens entusiasmadas e manifestações de apoio por parte da plateia formada por estudantes, representantes do meio acadêmico e políticos. O evento, que aconteceu no Teatro João Caetano, no centro da cidade, contou com a participação da presidente Dilma Rousseff. Entre os discursos, a presidente ouviu cobrança pela consolidação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e um inesperado pedido de veto ao novo Código Florestal.
O ex-presidente Lula dedicou o título que recebeu das universidades a todos os que contribuem “com sua inteligência e esforço” para melhorar a qualidade da educação no Brasil, “dando esperança a milhões de jovens e construindo um país mais justo e solidário”.
Em seu discurso, Lula citou alguns programas implementados pelo governo federal para ampliar o acesso de jovens ao ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que, segundo ele, possibilitou a entrada de mais um milhão de jovens de baixa renda em universidades.
“Os alunos do Prouni têm se destacado em quase todas as áreas liderando exames do MEC [Ministério da Educação]. Bastou uma chance e a juventude refutou com firmeza o mito elitista de que a qualidadeé incompatível com a ampliação de oportunidades”, ressaltou.
O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto de Souza Salles, cobrou, durante seu discurso, a consolidação do Reuni, instituído em 2007 pelo governo federal, e aumento salarial para o magistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário