Minha lista de Blogs

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Museu do Ipiranga completa 119 anos


Museu do Ipiranga completa 119 anos nesta terça-feiraO Museu do Ipiranga está completando 119 anos. Ele faz parte de um conjunto arquitetônico do Parque da Independência e é um dos mais visitados da cidade de São Paulo. Tem grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte de muita importância histórica.

O destaque, por exemplo, fica por conta do quadro de 1888, “Independência ou Morte”, do artista Pedro Américo.A doutora em história pela Universidade de São Paulo, a professora Cecília Helena Lorenzini de Salles Oliveira, conversou com a Jovem Pan sobre o assunto e a importância do museu.

De acordo com ela, o museu foi criado em 1893, mas foi inaugurado e aberto ao público apenas em 1895, por causa da necessidade de preparar o prédio onde ele está. “O prédio, em si, já é um marco da cidade de São Paulo, uma referência urbana importantíssima”, destacou.

Segundo a historiadora, o acervo permite que o museu trabalhe com obras desde o período Colonial até meados do século XX, “se debruçando sobre a história brasileira, mas também paulista e paulistana”.

Clique no áudio e confira a entrevista completa com a historiadora Cecília Helena Lorenzini de Salles Oliveira sobre os 119 anos do Museu do Ipiranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário