Minha lista de Blogs

domingo, 10 de junho de 2012

10 de junho de 2012 - Dia da Língua Portuguesa

A data escolhida para comemorar o Dia da Língua Portuguesa é uma homenagem ao mais conhecido escritor português e um dos grandes nomes da poesia universal: Luiz Vaz de Camões. Morto no dia 10 de junho de 1580 e considerado por muitos como o pai da Língua Portuguesa, Camões é autor de Os Lusíadas, obra épica que narra as aventuras e a bravura do povo português durante o período das grandes navegações. Além de ser conhecido como o Dia da Língua Portuguesa, o dia 10 de junho também foi escolhido para ser o Dia de Portugal.




A língua portuguesa é hoje uma das línguas mais faladas no mundo e abrange uma população de mais de 250 milhões de pessoas – 80% deste total estão no Brasil. Como patrimônio comum e instrumento de cooperação, o português sempre permitiu comungar valores e estreitar os laços de amizade entre os povos das nações que falam a língua. Cada um dos países, distribuídos por quatro continentes, com suas peculiaridades, sua história e cultura e com sua formação social, transformou e enriqueceu a língua portuguesa sem que ela perdesse a sua identidade.



O português é o idioma oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Outra curiosidade é que a nossa língua é a quinta mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, ficando atrás apenas do inglês e do espanhol.


Fontes: Museu da Língua Portuguesa e Unesco