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domingo, 10 de novembro de 2013

2. COMPETÊNCIAS
2.1 Educação Nacional

a) Conhecer os atos legais que regulamentam a profissão de professor e ser
capaz aplicá-la em situações que se apresentam no cotidiano do seu
trabalho pedagógico.

b) Conhecer os direitos e deveres do docente e atuar em consonância com
eles, regulamentado em lei.

2.1.1 Sistema de Ensino Público de São Paulo: Educação Básica

a) Conhecer formas de atuação docente, situações didáticas e seus
elementos constitutivos para adequá-los à aprendizagem do aluno no que se
refere aos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, conforme os
contextos locais, das políticas e do currículo da Secretaria de Estado da
Educação de São Paulo, nas dimensões sala de aula e escola.

b) Compreender a importância da educação escolar para a formação da
identidade de novos sujeitos sociais, para que eles possam integrar a
sociedade brasileira, dela participando de forma ativa e democrática em
busca do bem comum.

2.1.2 Escola
a) Reconhecer e valorizar, em situações do cotidiano escolar e em diferentes
situações de aprendizagem, os elementos que podem contribuir para o
desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação, entre alunos e
aluno/profissional da educação.

b) Conhecer e compreender o Projeto Político Pedagógico da escola na qual
atua, a fim de posicionar-se diante dele, analisar o seu próprio trabalho e
propor elementos para seu aperfeiçoamento.

c) Reconhecer e utilizar os espaços de trabalho coletivo, como espaços de
reflexão sobre a proposta pedagógica da escola e a prática docente e de
participação em ações de formação continuada.

d) Compreender as diferentes etapas de planejamento como uma ação
recursiva, flexível e dinâmica.

e) Refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem, as ações
didáticas e o processo avaliativo, identificando pontos que necessitam
mudanças e/ou reformulações.

f) Implementar práticas educativas que levem em conta as necessidades
pessoais e sociais dos alunos, os temas e demandas do mundo
contemporâneo e os objetivos da Proposta Pedagógica.