Estado fica atrás de Santa Catarina, entre colégios públicos e privados
Dado do MEC considera Ideb 2011 da 8ª série do Ensino Fundamental.
São Paulo é o segundo estado brasileiro no ranking das melhores escolas
do país, entre públicas e privadas, atrás de Santa Catarina. A
informação foi divulgada nesta terça-feira (14) pelo Ministério da
Educação, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o
Ideb, da 8ª série ou 9º ano do Ensino Fundamental.Segundo o mesmo levantamento, 16 escolas públicas do estado de São Paulo figuram entre as 100 melhores do país. Nenhuma delas fica na capital.
De acordo com o MEC, o Ideb foi criado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado a cada dois anos, em escala de zero a dez, com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep, como a Prova Brasil, e em taxas de aprovação. A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio.
Já a primeira escola pública paulistana a aparecer no ranking do Ideb de 8ª série ocupa a 73ª posição na lista do estado de São Paulo e o 315º lugar no ranking nacional, a Escola Estadual de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. A Secretaria Municipal de Educação informou, em nota ao G1, que não recebeu os dados e, portanto, não pode comentá-los.
A Escola Estadual Jardim Esperança, na Zona Sul de São Paulo, inaugurada no início do ano passado, tirou 2,1 em uma escala de 0 a 10 no Ideb. Foi o pior desempenho entre as escolas públicas do estado, considerando ainda a avaliação da 8ª série do Ensino Fundamental. No ranking nacional, o colégio está atrás de mais de 30 mil escolas. Entre as piores 10 escolas públicas de São Paulo, três ficam na capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário